5 passos para ganhar renda extra vendendo brigadeiros imediatamente
Portal do Brigadeiro - Renda Extra - 5 passos para ganhar renda extra vendendo brigadeiros imediatamenteCom atitude e força de vontade, você será capaz de começar a ganhar dinheiro vendendo brigadeiros de uma forma surpreendente. Não é tão difícil assim, siga os passos e dicas abaixo e comece agora mesmo.
Passo 1: Aprenda a planejar.
O planejamento é muito importante para o sucesso de um produto, se você não tem prática em algo, você deve buscar na teoria para se preparar para a prática. Do contrário, as consequências podem ser desastrosas, ou no caso dos brigadeiros, você pode acabar sendo próprio consumidor do seu produto.
A renda extra com brigadeiros pode ser algo simples de se pensar, algo do tipo: “enrola uns doces, sai pra vender” isso é um fato mesmo, mas será que é só isso?
Vamos ver alguns pontos:
- Você sabe mesmo quanto custa produzir 1 brigadeiro?
- Você sabe quais são as autorizações necessárias para vender brigadeiros na rua?
- E o que você pode fazer com os possíveis brigadeiros que sobrarem de um dia para o outro?
Calma, não se desespere, apesar de ser bom você aprender e planejar, você também não precisa achar que vai demorar 4 anos de cursos infinitos até ganhar dinheiro com seu primeiro brigadeiro. Você pode sim começar com algo mais simples e que ao mesmo tempo te dará conhecimento, tudo vai depender da sua dedicação durante todo o processo.
Vamos ver alguns dos pontos mais importantes por enquanto de forma bem genérica, depois você volta a pesquisar mais a fundo sobre tudo o que está relacionado com a produção e venda de brigadeiros, combinado?
Como fazer brigadeiros?
Essa é a pergunta mais simples e a principal por que fazer brigadeiros é muito fácil, se você já consegue manejar uma panela e um fogão você já é capaz de fazer brigadeiros. O que você pode aprender melhor são as técnicas para que o seu brigadeiro fique mais apetitoso para seus clientes e isso qualquer meia hora de vídeos no Youtube vão te dar ótimas dicas.
Daí, a medida em que você for aprimorando, você busca mais dicas até chegar em um produto final maravilhoso que ninguém resiste.
Quanto devo cobrar por cada brigadeiro?
Existem diversos cálculos e contorcionismos para chegar ao preço final de um produto, esses cálculos são extremamente importantes para você não se enganar achando que está ganhando quando na verdade está perdendo.
Mas como estamos pensando em algo imediato, faça seu planejamento com a seguinte conta: Valor do material (incluindo embalagens) + 20% para despesas com gás, água e energia elétrica, e então divida pelo número de brigadeiros que você consegue fazer com o material usado.
Agora que você já tem uma ideia de quanto você gastou para fazer cada brigadeiro, compare a qualidade do seu brigadeiro com os que são vendidos por outras pessoas ou até mesmo nas padarias e defina um preço, em geral algo em torno de 3 vezes os gastos. Mas não se subestime, se seu brigadeiro é melhor do que o dos outros cobre mais, cliente paga por que vale a pena, mas… tenha os pés no chão para ter certeza da qualidade do seu brigadeiro, se eles nao sao tao bons, os clientes simplesmente dizem um "não obrigado” e você fica sem saber por que nao vendeu.
Onde posso vender meus brigadeiros?
Bom, a resposta oficial é: onde você tem autorização para isso, seja na rua, na escola ou mesmo fornecendo para docerias. As prefeituras fornecem as licenças para autorizar a venda de produtos alimentícios em feiras ou barraquinhas pelas ruas, o processo de licença depende de cada prefeitura e em algumas você pode se aplicar para a licença diretamente pelo site da prefeitura.
Independente de toda a parte burocrática com licenças, o que você precisa mesmo aprender é qual será a rentabilidade das vendas no lugar que você pretende vender o seu produto, não adianta nada você ter a licença e ir vender brigadeiro onde ninguém vai querer comprar.
Dependendo do lugar, você também pode começar a vender e buscar regularizar a situação depois, por exemplo: na escola entre seus colegas se for permitido pela escola.
Além do lugar onde vender, você deve também aprender sobre o melhor horário para vender naquele lugar escolhido, já parou pra pensar que brigadeiros são ótimos para aumentar a glicose da galera que bebe até tarde da noite?
Passo 2: Invista
Nessa hora eu entendo que nem todo mundo está disposto a perder uma quantidade de dinheiro e perder por não conseguir vender o que produzir, é por isso que aprender e planejar vem antes. Os gastos iniciais para produzir brigadeiros não são muito altos, uma receita para aproximadamente 30 brigadeiros simples costuma sair por até R$20,00 dependendo da região.
Mas por que um passo sobre investimento se eu já falei sobre os valores acima? Porque o investimento aqui vai além do financeiro; doces de qualidade exigem investimento de coração, não adianta você comprar material caro se não investir seu tempo na produção de algo que realmente vale a pena. Quando você se dedica com vontade, seu produto final fica melhor.
Claro que comprar materiais de boa qualidade também ajuda no resultado final, mas lembre-se que nem sempre a boa qualidade está ligada a preços mais caros, você pode experimentar um leite condensado mais barato ou uma alternativa para o chocolate em pó que podem te surpreender com uma qualidade até melhor do que aquele produto de marca cara, o mais importante aqui é nunca querer aumentar seu lucro fornecendo produtos de baixa qualidade para os seus clientes.
Passo 3: Teste seu produto
Fez? Agora veja o quão bom eles ficaram.
A primeira pessoa que deve avaliar o seu brigadeiro é você! Isso mesmo, coloque seu brigadeiro na forminha, coloque em cima da mesa longe dos outros, longe das panelas sujas, olhe bem para sua obra prima e pergunte-se “eu compraria um desses?” depois saboreie seu brigadeiro como se você tivesse pagado R$1000,00 por ele. E ai? Qual foi sua sensação? Deu vontade de “comprar” outro?
Depois, tire umas fotos e poste nas redes sociais, peça comentários dos seus amigos, escreva algo do tipo, “O que vocês acham pessoal? Vai ganhar um aquele que fizer a melhor crítica construtiva”, essa postagem vai te dar duas coisas importantes: Feedback e Propaganda.
Quanto mais comentarios sobre seus brigadeiros, melhor pra você, aproveite ate os comentarios ruins e avalie o que você pode melhorar com eles dentro das suas possibilidades, cuidado pra nao mudar algo só porque alguém que você admira recomendou, use a razão, o que você pode mudar que vai melhorar as chances de venda sem aumentar seu custo?
Se for oferecer brigadeiros de graça para alguém avaliar, busque por críticas sinceras, familiares e amigos nem sempre são as melhores pessoas para isso, em geral eles querem te encorajar e dizem que está ótimo, isso pode te atrapalhar a entender onde melhorar. Experimente levar essas amostras para alguém que você conheça mas não tem tanta intimidade. Na busca por essa crítica sincera, vale até dizer que você comprou de alguém.
Passo 4: Saia para vender
Leve esse resultado do seu esforço e dedicação também conhecido como brigadeiro para o local que você definiu para começar a vender.
Exponha o seu trabalho, tenha orgulho do que você fez, lembre-se de cada um dos passos que você fez até aqui. Se teve alguma trapalhada durante a produção que derramou chocolate pelo fogão de risadas e não conte pra ninguém a felicidade é contagiante e seus clientes vão se sentir atraídos pela sua boa atmosfera.
Passo 5: Repita os passos
Isso mesmo, você chegou até aqui, agora é melhorar o que você faz a cada dia, em geral os 4 passos acima levam menos de dois dias para serem concluídos, agora é repetir os passos mas nao repetir o que fez, ou seja, aprenda mais e aprimore seu planejamento depois invista melhor com alternativas aos produtos para um melhor brigadeiro, teste novamente e aumente a divulgação dos seus brigadeiros e saia para vender com mais entusiasmo ainda.
Boa sorte! Boas vendas! Sucesso!